Bitlocker, o que é e como funciona?

O Bitlocker é um recurso de criptografia nativa do Windows que serve para proteger seus dados. O recurso previne contra acessos externos não autorizados nos módulos de armazenamento.

A ferramenta de segurança é restrita as versões Pro do Windows 10 e 11, as versões básicas Home não possuem esta função de segurança.




Como funciona?


O Bitlocker funciona utilizando um elemento de hardware chamado de TPM, que significa módulo de plataforma confiável. Ele cria uma chave de recuperação para o HD ou SSD de modo que sempre ao iniciar a maquina, um PIN especifico é solicitado para conseguir entrar no sistema.



Benefícios do BitLocker:


O Bitlocker tem o objetivo de proteger seu computador e seus dados contra invasões. Os principais Benefícios que o Bitlocker traz são:


Ele criptografa toda a unidade, deixando com um alto nível de segurança utilizando o sistema TPM;


Não é preciso ter custos adicionais para o adquirir, bastar ter o Windows na versão Pro que o Bitlocker já vem nativo;


Configuração fácil e uma alta segurança;



Alta segurança:


O BitLocker é um recurso de segurança nativo do Windows que criptografa tudo na unidade em que o sistema está instalado. Com ele é possível criptografar PCs ou unidades, mas a criptografia de volume total garante que apenas aquele com o PIN correto será capaz de descriptografar e acessar os arquivos e informações, então cuidado para não perder ou esquecer sua senha, caso contrario sua maquina será trancada e você terá que utilizar sua conta da Microsoft para recuperar seu PIN.

É necessário estar conectado ao PC como administrador e ter acesso a uma impressora para que você possa imprimir a chave de recuperação.



Esperamos que estas informações possam lhe ser úteis;

A Cia do Notebook agradece a sua leitura!

17 visualizações0 comentário